CRAS CERRITO -RS

CRAS CERRITO -RS

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cras

O CRAS é um programa do Governo Federal em parceria com os municípios e funcionam através das Secretarias Municipais de Assistência Social. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é uma unidade pública da política de assistência social, integrado ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e que são localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica as famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência.
No CRAS há o Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) que expressa um conjunto de ações relativas a acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso a renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.

O CRAS é uma unidade socioassistencial que possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal. Esse conjunto de trabalhadores é denominado ‘equipe de referência do CRAS’ e sua composição, regulamentada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB/SUAS, depende do número de famílias referenciadas ao CRAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário