CRAS CERRITO -RS

CRAS CERRITO -RS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O CRAS nos bairros






                    No Salão Santa Rita, bairro Oásis, ocorreu o encontro com o Grupo Colméia, onde foi abordado o tema “Condicionalidades do Bolsa Família”, como também, podemos prestigiar o trabalho realizado pelo grupo. Participaram a Coordenadora do CRAS, a Psicóloga, a Assistente Social e a Oficineira Maria Panegalli. Após foi apresentado um slide reflexivo “A felicidade é...”



      Nas dependências do CRAS, aconteceu a Palestra  “Hábitos de Higiene”, onde a  Enfermeira Tereza Cristina Soares abordou a importância de mantermos uma boa higiene pessoal evitando doenças infecciosas. Participaram o Grupo de Desenvolvimento a Inclusão Social, a Psicóloga e a Assistente Social.

Atividades






Encontro semanal com as famílias de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Ocorreu nas dependências do CRAS o encontro com o Grupo de Desenvolvimento a Inclusão Social, participaram a Coordenadora Edna Giovana de Souza do Cantinho do Carinho, a Fonoaudióloga Rosane Jeske, a Psicóloga Janete Ramalho e a Assistente Social Lissani Gonçalves, foi realizada a Dinâmica “Pra quem você tira o Chapéu”, com o objetivo de motivar o grupo e mostrar que somos importantes e o quanto é preciso cuidar de nós. Os participantes abordaram seus pontos positivos e negativos e no final foi mencionado que a maior dificuldade de acreditarmos e conseguimos o que desejamos está em nós mesmos.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


     Encontro  quinzenal com o Grupo Viver Bem, fizeram-se presentes a Psicóloga e a Assistente Social que através da Crônica  “Mulherão”  de autoria de Martha Medeiros, abordaram a importância da mulher e os vários papéis que a mesma desempenha na sociedade. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Atividades SCFV




Semanalmente são oportunizados as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo atividades no Ginásio de Esportes, estas atividades têm como objetivo integrar o grupo, desenvolver habilidades e proporcionar um momento de lazer. São acompanhados pela Monitora e pelos Técnicos do CRAS.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dinâmica de Grupos





Encontro com o Grupo de Mães, estavam presentes a Psicóloga Janete Ramalho, a Assistente Social Lissani Gonçalves e a Funcionária da Secretaria de Assistência Social Patricia de Moraes Dias. A dinâmica “As Amarras de Luizinha”, abordou o tema depressão, falta de espaço, enfocando as marcas provocadas em uma criança devido as atitudes, comportamento, rotulações e privações que os pais costumam cometer com seus filhos.
   

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Halloween no SCFV







No dia 31 de outubro no CRAS foi realizada a Festa de Halloween do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo: “Doces ou Travessuras”.  Participaram a Coordenadora: Branca Bessa; Monitora: Vanda Eliéver; Estagiário: Andrei Dias; Assistente Social: Lissani Gonçalves e nossas serventes: Tereza Pereira e Iara Dias.
A bela decoração foi feita pela Monitora Vanda, pelas crianças e pré-adolescentes do S.C.F.V. Houve muitas brincadeiras e bastante diversão

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dinâmica "Folha de Papel"

No encontro de Grupos foi realizada a dinâmica “Folha de Papel”, onde foi possível abordar o cuidado que devemos ter quando nos referimos às pessoas, pois as palavras uma vez ditas não podem mais serem apagadas, por isso, a importância de observar o que iremos falar ao próximo para não machucá-lo, uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.


        Para finalizar foi lida a fábula “Pregos e Madeiras”.        Participarem a Psicóloga Janete Ramalho, a Assistente Social Lissani Gonçalves e a Funcionária da Secretaria de Assistência Social Patricia de Moraes Dias.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011





Aconteceu na quarta-feira, dia 27 de Julho, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cerrito, no Clube Cerritense. Na ocasião, foi debatido o tema: “Consolidar o SUAS e valorizar os seus trabalhadores”. A abertura oficial da Conferência contou com as presenças do Prefeito Municipal José Flávio Vieira acompanhado do vice José Oriel, do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Mairo Garcia, da Diretora de Assistência Social Glória Ferrer e do Presidente da Câmara de Vereadores Glênio Vellar.Na oportunidade foi relatado a importância do CRAS na política de Assistência Social, pois é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.O CRAS oferece apoio no aprendizado para geração de renda das famílias, com diversos cursos na área de: corte e costura, manicure e pedicure, pintura em tecido, artesanato em palha, bordados, tricô e crochê, confecção de fraldas e outros. Por ano são atendidas mais de 500 famílias:
• Cadastramento das famílias;
• Levantamento e identificação das necessidades das famílias;
• Atendimentos psicossociais individuais e em grupos;
• Visitas domiciliares e institucionais;
• Encaminhamentos
• Cursos e oficinas profissionalizantes;
• Atividades culturais, esportivas e de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos;
• Encaminhamentos para diversos serviços existentes no município, e outros.

Participaram do evento os grupos de convivência de crianças e adolescentes: Banda Municipal e Hapkido, que fizeram uma excelente apresentação.
O nosso agradecimento aos monitores: Vineton, Claúdio e Rafael, pelo excelente trabalho realizado.







No 11 de Junho, esteve visitando as dependências do CRAS o Prefeito Sr. José Flávio Vieira de Vieira. Na oportunidade acompanhou as atividades do SCFV e fez a entrega de calçados para as crianças e adolescentes que participam diariamente do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Festa Junina SCFV









A Festa Junina foi realizada dia 15 de junho de 2011 com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sendo supervisionada, animada e acompanhada pela equipe de trabalho do CRAS composta por: Coordenadora: Branca Bessa; Monitora: Vanda Elieser; Estagiária: Marilda da Rosa; Assistente Social: Lissani Gonçalves; Psicóloga: Janete Ramalho; e nossas serventes: Tereza Pereira e Iara Dias.
Dentre as brincadeiras propostas foram desempenhadas as seguintes: Corrida do saco; Jogo das Argolas; Boliche, Passa Chapéu, Pescaria e Adivinha Quem Sou Eu? Através das brincadeiras foram resgatadas as tradições da Festa Junina, como também os jogos propiciaram uma grande diversão, e pôde ser uma boa maneira de transmitir valores de cidadania.
A festa teve como propósito motivar os alunos a conhecerem a tradição das festas juninas, revelando o motivo dos festejos que é o agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho e desta forma despertar neles o interesse pela história, levando-os a recuperar o porquê da tradição da quadrilha, e das comidas.
A festa junina foi feita pelos alunos e para eles. Tendo como objetivo estimular e reforçar a importância do trabalho grupal. Envolvendo as crianças e pré-adolescentes em todo o processo, desde a confecção de bandeirinhas como a organização das brincadeiras.